Ordem dos Arquitectos MAPEI
Habitar Portugal 2006-2008

Selecção MAPEI/Ordem dos Arquitectos



Designação Escola Básica 2, 3 - Roberto Ivens
Autor(es) Entreplanos, Gabinete de Arquitectura, Urbanismo e Design, Lda, Arq. João Goes Ferreira
Co-Autor(es) Arq. Gonçalo Teixeira, Arq. Pedro Bessa ,Arq. Tiago Simões Correia
Colaborador(es) Arqt.ª Ana Teresa Paulo, Arq. Paulo Ferreira, Arq. Alexandre Duarte, Arq. Miguel Paiva Couceiro
Projectos Especialidade Fund. e Estruturas - Entrecálculos, Gab. Projectos de Engenharia e Consultadoria, Lda Eng. António Ressurreição, Engº António Craveiro/ Levantamento Estrutural e de Anomalias dos Edifícios Classificados - OZ- Diagnóstico, Lev. e Controlo de Qualidade em Estruturas e Fundações, Lda Eng. Carlos Mesquita/ Inst. e Equipamentos de Águas, Esgotos e Rede de Incêndio- Entrecalculos, Gab. Projectos de Eng. e Consultadoria, Lda Eng. Rui Serpa Santos / Inst. Eléctricas, Telefónicas e Sistema de Seg. Contra Intrusão - Silvino Maio & Lacerda Moreira, Engenheiros Associados Lda Eng. Lacerda Moreira/ Instalações Mecânicas - Graucelsius, Consultores de Eng. Gestão e Planeamento, Lda -Eng. Carlos Oliveira, Eng. Vasco Pedroso/Seg. contra Incêndios - Eng. Carlos Ferreira de Castro/ Paisagismo - F&C- Arq. Paisagista Lda Arq. Catarina Assis Pacheco e Arq. Filipa Cardoso Menezes/ Sinalética - Ware Concepts Tomás Costa Lima, Tiago Marques/ Plano de Seg e Saúde - PL- Plan. e Gest. de Proj Lda Eng. Rui Cardoso
Memória Descritiva Integrado no centro de Ponta Delgada, território consolidado por edifícios de pequena e media dimensão, de linguagem fortemente marcada pela sua homogeneidade nos ritmos, cores e materiais. Colocava-se o desafio de projectar uma escola para 750 alunos com 11.500m2 de área de Construção num lote com 13.000m2.
Na proposta apresentada, os edifícios são dispersos no terreno como uma consequência natural da reorganização espacial feita no interior do lote, tendo como referência os principais eixos e orientações da malha urbana local, criando entre si espaços diferenciados que estimulam comportamentos mais ou menos disciplinados, onde os arranjos exteriores formam uma grelha, funcionando como elemento ordenador.
Na implantação dos vários blocos garantiu-se a autonomia física e visual dos edifícios históricos e utilizou-se o declive do terreno para diminuir o impacto de volumes como o gimnodesportivo e auditório, respeitando-se assim, uma memória colectiva, de uma sociedade conservadora.
Ano de conclusão 2006
Área Geográfica Ilhas
Morada Ponta Delgada, Açores
DESENHOS
Localização 01 piso 1
Piso 2Piso 3
Piso 4Alçados 01
Alçados 02 
FOTOGRAFIAS
Roberto Ivens 01Roberto Ivens 02
Roberto Ivens 03Roberto Ivens 04
Roberto Ivens 05Roberto Ivens 06
Roberto Ivens 07Roberto Ivens 08
Roberto Ivens 09Roberto Ivens 10
PAINEL
-