Ordem dos Arquitectos MAPEI
Habitar Portugal 2006-2008

Selecção MAPEI/Ordem dos Arquitectos



Designação Recuperação do Forte de Stª Catarina
Autor(es) Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos
Co-Autor(es) Luis Cabral - Arpas, Arquitectos Paisagistas
Colaborador(es) Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos
Projectos Especialidade Estruturas: Eng. Francisco Salpico
Águas e Esgotos: Eng. José Rosendo
Instalações Electrotécnicas: Eng. Nelson Capote
Avac's: Eng. José Rosendo
Segurança: Eng. Luis Duarte
Memória Descritiva O Forte das Lajes do Pico surge numa situação única de domínio da paisagem. A sua recuperação visou a reabilitação de um espaço com arquitectura característica de um posto de defesa costeiro para actividades de lazer e contemplação, permitindo ainda a celebração de eventos ao ar livre. Na única área coberta (a antiga casa das armas) implantou-se o Posto de Turismo local e no topo Norte um jardim público que esbate a aparente rigidez do conjunto.

O princípio que norteou esta recuperação consiste na reconstituição de aspectos que respeitam o seu sentido de fortaleza defensiva, nomeadamente a sua tipologia e contenção espacial interior. Por inúmeras razões, incluindo o estado de ruína irreversível em que se encontrava, foi excluída a perspectiva de restauro.

A qualidade do local, na sua forte relação com o mar, implicou também a defesa do ambiente por vezes agressivo, apostando-se na contenção das vistas, através da recriação das antigas muralhas e ameias com o uso de travessas de madeira sob um desenho mais simples e regular. A única guarita que restou bem como a casa das armas são as únicas testemunhas do traçado original, para quem procurar uma imagem de reconstituição arquitectónica.
Ano de conclusão 2007
Área Geográfica Ilhas
Morada Rua do Castelo - Lajes do Pico - Ilha do Pico - Açores
DESENHOS
ImplantaçãoPlanta do Piso 1 - Geral
Planta do Posto de TurismoCortes do Posto de Turismo
FOTOGRAFIAS
Jardim