Ordem dos Arquitectos MAPEI
Habitar Portugal 2006-2008

Selecção MAPEI/Ordem dos Arquitectos



Designação Recuperação da Fábrica da Baleia das Lajes do Pico
Autor(es) Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos
Co-Autor(es) Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos
Colaborador(es) João Rosado
Projectos Especialidade Estruturas: Eng.º Francisco Salpico
Águas e Esgotos: Eng.º José Rosendo
AVAC's: JEng.º José Rosendo
Instalações Electrotécnicas: Eng.º Nelson Capote
Segurança: Eng.º Luis Duarte
Paisagismo: Arq.to Luis Cabral, ARPAS
Estruturas Exteriores: Betar
Memória Descritiva A Recuperação da Fábrica da Baleia das Lajes do Pico inscreve-se num projecto municipal que pretendeu devolver este espaço à comunidade e aí radicar o Centro de Artes e Ciências do Mar.
Face ao estado de avançada ruína do edifício, com as inerentes soluções construtivas a tomar e um programa muito diverso e complexo que se enunciou, o grande desafio deste projecto revelou-se mais ao nível da dimensão imaterial e invisível, dada a história ainda muito recente da baleação nos Açores e a forte relação afectiva que os Lajenses estabelecem com esta fábrica, assumindo-a como um ícone identitário.
Esse vínculo forte não inibiu contudo a assunção de uma intervenção contemporânea (até porque a criação de um museu de arqueologia industrial fora excluído do programa), antes a compatibilização do novo programa com o imaginário local, que foi a principal inventiva do projecto.
Apesar de uma construção de origem muito pobre a SIBIL desenha-se em dois pisos numa lógica inteligente e formalmente equilibrada; cada edifício constituinte tinha a sua função e as suas máquinas (caldeira; guinchos; autoclaves; forno das farinhas ou prensas dos óleos) originando um conjunto belo e complexo.
A pintura total das fachadas e coberturas na cor branco pretenderam abrir o edifício ao seu novo uso; uma mancha branca, como que um fantasma luminoso sobre um antigo lugar de morte, sangue e odor. A nova era desta fábrica tem vindo a concretizar-se através de concertos, exposições e iniciativas editoriais.
Ano de conclusão 2008
Área Geográfica Ilhas
Morada Fábrica da Baleia SIBIL - Lajes do Pico - Ilha do Pico - Açores
PAINEL
Ver ficheiro
Tipo: application/pdf
Tamanho: 425Kb